Oferecimento:
 
 Menu
 Entretenimento
 Conteúdo
 Entrevistas
 Nossa equipe
 Anunciantes

POSTADA EM: 16/09/2014 às 07h55    POSTADOR: Moisés D´Ávila Pontes
OS PRINCIPAIS PONTOS FOFOQUEIROS DE AMARANTE
Textos de Bebeto Soares

“Poste da Teresa” - São vários os pontos de encontros de companheiros que gostam de transmitir e receber informações dos acontecimentos do mundo, especialmente os ocorridos em Amarante, como também, contar e ouvir piadas e lorotas. Há várias décadas, no bairro Areias, desta cidade, foi denominado “Poste da Teresa”, um ponto de encontros entre as ruas José Teixeira e 11 de Fevereiro. Segundo um de seus integrantes, professor João Filho, um dos mais antigos de Amarante, estimado em 40 anos de existência. Acrescenta ainda que o “Poste da Teresa” atravessa crise da “Boca do Inferno”, em decadência, atribuída à falta de presença de seus principais membros

Fama nacional - “Quatro Bocas”, tradicional ponto de fofocas de Amarante, localizada no bairro Vila Nova, há mais de 25 anos de atividades. A maior movimentação de fofoqueiros do pedaço acontece à noite, aos sábados, domingos e feriados. Muitos têm cadeiras cativas. Os assuntos mais abordados são política partidária e esporte. Quase todos os anos há eleição para formação da diretoria da entidade fofoqueira, acompanhada de música ao vivo e churrasco. Uns dos cargos mais engraçados: Diretor de Fuxico, Secretário do Leva e Traz e Secretário do Martelo Batido. Tem ainda representantes e correspondentes das Quatro Bocas em vários Estados do Brasil. Nilvan Veloso, um dos principais membros daquele ponto fofoqueiro, diz que as “Quatro Bocas”, agora, fortalecida devido o fracasso da “Boca do Inferno”.

Tradição em decadência - “Boca do Inferno” um dos tradicionais
pontos de fofocas de Amarante, próximo à Escadaria “Da Costa e
Silva”, na beira da falência. João Gramoza Vilarinho, líder da entidade fofoqueira, já convocou os principais integrantes daquela “boca venenosa” para a normalização de encontros do pedaço mexeriqueiro. Vale enfatizar que a “Boca do Inferno” é conhecida nacionalmente. Atuante nesta cidade há mais de trinta anos. Considerada o principal ponto diário de encontros de fofoqueiros, onde é tratado o dia-a-dia do Brasil, especialmente da política partidária e administração municipal de Amarante e São Francisco do Maranhão. Integrantes de outros pontos fofoqueiros fazem chacotas da “Boca do Inferno”: “Quem te viu quem te vê.”

“Pontal do Balão” - Em vários cantos de Amarante sempre há encontros diários de fofoqueiros que dão conta de inúmeros acontecimentos da vida pública e particular, especialmente do povo de Amarante. No bairro Balão, nas imediações da rodoviária, há longos anos é formado um ponto de fofoqueiros que foi liderado pelo saudoso, popular Chico Luís. Ele fazia questão de dizer que era o presidente do pedaço fofoqueiro e, verbalmente formava sua diretoria, inclusive incluindo mulheres. O ponto mexeriqueiro é denominado como Pontal do Balão. O inesquecível Chico Luís ainda é muito lembrado por lá.

“Associação Língua de Trapo” - Junção de pequenos pontos fofoqueiros das proximidades do Mercado Público de Amarante, anda meio devagar, atribui-se ao afastamento do extrovertido Neuman Almeida, vice-presidente da entidade de fofocas. Nilvan Veloso, convidado especial para representar Neuman se queixa de tempo disponível para maior assistência à recente Associação Língua de Trapo.

Ponto mexeriqueiro - Em todos os cantos de Amarante têm encontros rotineiros que chamam a atenção de curiosos. No bairro Escalvado, o maior da cidade, não poderia ser diferente no que diz respeito às reuniões fofoqueiras. Trata-se do “Portal do Escalvado”, nome consagrado pelos próprios moradores do bairro, localizado na Avenida Francisco Lira com a Rua João Moura. O ponto mexeriqueiro é liderado por mulheres. Lá tem cadeira cativa para os principais integrantes. Tem ainda: a “Leva e Traz”, a “Prego Batido”, a “Língua de Sogra”, “Correio Telefônico”, “Prego sem Estopa”, a “TI-TI-TI”, a “Prego Ponta Virada”, a “Correio da Má Notícia”, etc.

Mantendo a tradição - “Boca Maldita” é a nova sensação de fofocas de Amarante, localizada em uma das laterais do Mercado Público Municipal. A badalação é mais ativa à tarde. A liderança do local mexeriqueiro fica por conta de comerciante. Há pessoas que ao passar pela Boca Maldita fazem o sinal da cruz e dizem: “Livra-me Senhor das más línguas deste setor maldito!” O que se verifica mais por lá é assunto relacionado ao esporte e política partidária. Participação de muitos desocupados; fanáticos por líder político, conhecidos como “Mordedores do dinheiro público”; presença de “Os Sabem Tudo”, “Os Palavras de Reis”, “Os Martelos Batidos”, “Os Leva e Traz”, “Os Bajuladores”, “Os Faladores da Vida Alheia”, “Os Julgadores”, etc. Lá também há disparates de convencidos, desinformados e atrasados em análise, ideia e previsão. Boca Maldita está ficando famosa por ai afora. Falam na criação de uma diretoria do espaço fofoqueiro que será instalada em breve.

“Boca do Tomé” – Trata-se de um dos mais antigos pontos de fofocas da cidade de Amarante, localizado num calçadão da Rua Pedro Vilarinho, próximo da Prefeitura municipal e aos cruzamentos de ruas mais movimentadas do centro. Boca do Tomé devido à utilização de seus integrantes num espaço que dá acesso ao comércio do simpático Tomé Vilarinho, membro de uma conceituada família amarantina. O local fofoqueiro funciona diariamente das 06:00 às 11:00 horas, tendo como principal integrante, Reis Felix, historiador popular de Amarante.

“Boca da Viúva” - Ponto dos sabem tudo. O apelido Boca da Viúva é devido à localização do “pedaço fofoqueiro” em uma das laterais do prédio da Prefeitura Municipal de Amarante. Vários membros do ponto de fofoca pertencem à tradicional “Boca do Inferno” que se encontra em decadência atribuída ao desprezo de seus principais integrantes. Há também na Boca da Viúva “Os Palavras de Reis”, “Os Sabem Tudo”, “Os Martelos Batidos”, etc. Falam na formação oficial da Diretoria da “entidade fofoqueira”, baseando-se nas co-irmãs de fama nacional. Este tipo de manifestação virou moda em Amarante. Que o diga o analista popular, “Mestre Mundu”.

Ponto de fofocas - Há vários pontos de encontros de fofoqueiros de Amarante. Recentemente foi instalada a “Esquina Meio Norte”. O novo ponto de mexeriqueiros fica localizado no Morro da Cruz, centro da cidade de Amarante. As reuniões do pedaço fofoqueiro sempre acontecem ao cair da tarde, compostas de homens e mulheres. Fala-se que em breve, haverá eleição para a formação da diretoria da fofoqueira “Esquina Meio Norte”. No momento a liderança da organização fofoqueira é por conta de mulheres. Sua localização fica num ponto privilegiado para boa visualização de vários pontos da cidade. Tem gente até com binóculos de longo alcance para registrar os fatos.

Ponto de encontros. Há mais de trinta anos existe em Amarante um movimentado ponto de encontros de personalidades, localizado no cruzamento das ruas Manoel Sobral e Manoel Ayres. Recentemente houve eleição verbal entre participantes do local, denominando-o Ponto de Ideias e Coisas, também chamado de “Praçinha João Luiz” devido à cadeira cativa do líder do lugar, por ficar nas laterais de um pequeno jardim, por ter banco e uma árvore conhecida como “algodoeiro do Pará”, localizada no centro da movimentação dos freqüentadores. Os encontros acontecem diariamente no final da tarde até altas horas da noite, aos sábados, domingos e feriados (o dia inteiro). Personalidades de todas as classes sociais, especialmente, professores, escritores, poetas, historiadores, atores e analistas populares de vários segmentos da sociedade. Ponto de Ideias e Coisas, realmente é um local aconchegante com vista privilegiada para a rua mais movimentada de Amarante, a Manoel Sobral. Comenta-se que comunicadores do “pedaço” falam no lançamento de um livro abordando muitos causos, estórias, histórias tenebrosas, etc.

“Boca do Capote” - Há um bom tempo, a residência do simpático Senhor Benedito Pereira da Silva, o popular Benedito Capote, localizada na Avenida Petrônio Portela, nº 447, bairro Escalvado, nesta cidade de Amarante, tornou-se um ponto de encontro de amigos, titulado “Boca do Capote”. Convém esclarecer que o simpático Benedito é muito querido pelo povo amarantino. Ele diariamente recebe, em sua residência, visitas de cortesia de dezenas de parentes e amigos. O horário mais movimentado é a partir das l7 horas. Num amplo alpendre são debatidos assuntos relacionados ao esporte, religião e política partidária. Euríclides, um dos principais integrantes da “Boca do Benedito”, fala na formação de sua diretoria.

“DIVA – Divisão de Interesse da Vida Alheia”, uma das maiores badalações da cidade de Amarante, formada por um grupo de professores e funcionários de uma conceituada unidade escolar. Os encontros dos fofoqueiros acontecem nos intervalos e horários vagos das aulas. São inúmeros os apelidos dos integrantes da DIVA, como: “Presidenta, A G7; Vice-Presidente, O Venenoso”. “Palavra de Rei, Cooper do Fuxico, Fuxiqueira Sem Querer, Desdobro, Língua Solta, Prego Batido Ponta Virada, Martelo Batido, Correio da Má Notícia, Vida Alheia, Informação Zero, Informação Duvidosa, Via Telefônica, Leva e Trás, Língua de Trapo, Língua Comprida, Dona da Razão, Dono da Verdade, Mentira Cabeluda”, etc.

“NAVALHA - Narradores da vida alheia de Amarante”, outro ponto fofoqueiro numa grande área de um prédio público da cidade. O grupo é grande, taxado também como “OS INATIVOS”. O diz-que-diz rola solto diariamente por lá. Não importa quem entra ou sai da entidade, “o pau come” e as “navalhadas cortam a vida de quem quer que seja”. No pedaço da maldição existe também integrantes nomeados por apelidos, como: “Correio da Má Notícia, Correio Telefônico, Correio do Fuxico, Língua Maldita, Martelo Batido, Os Mercenários, Os Bajuladores, Os intrigantes, Os Paus de Mexerem Bostas, etc.

LIVRO: AMARANTE, PERSONALIDADES E FATOS MARCANTES
AUTOR: Luís Alberto dos Santos Soares (Bebeto)



COMENTÁRIOS


 
LINK - ESPALHE POR AÍ!
 
.:: Mais Notícias sobre Amarante
12/12/2017 Vereador Rudyfran Ferreira faz novas denúncias contra o Prefeito de Amarante Diego Teixeira
04/12/2017 Através do Ex-Prefeito Luís Neto Governo conclui calçamento e asfalto em Amarante
13/11/2017 Desvio de função no transporte escolar de Amarante PI
  Curta o nosso facebook!
  Mais visualizadas
Telefonia e Anatel: consmidores do setor passam a ter mais direit...
Participe dos festejos do Padroeiro do Bairro Escalvado São Paulo
OS PRINCIPAIS PONTOS FOFOQUEIROS DE AMARANTE
Escola CEAPI realiza caminhada de abertura da sua XVIII Olimpíad...
Governo do estado abandona construção de quadra poliesportiva em ...

  Anunciantes

  Twitter

  Agenda

nenhum registro encontrado!

  •  https://www.facebook.com/pages/Amarantenet/151889691549793  
  •  amarantenet@live.com   

PARCEIROS


© Copyright 2003/2018, Amarantenet - Maior Portal do Médio Parnaíba - Todos os direitos reservados.