Sábado, 30 de Maio de 2020 17:22
86 99574-7256
Saúde Teresina

COVID-19: Piauí já atendeu mais de 80 pacientes de outros estados

Metade dos leitos UTI do Hospital de Parnaíba estão ocupados por pessoas que chegaram de fora do estado.

20/05/2020 18h14
Por: Redação Fonte: PORTALODIA.COM
COVID-19: Piauí já atendeu mais de 80 pacientes de outros estados

Um total de 86 pacientes de outros estados já foram diagnosticados com o novo coronavírus no Piauí, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Esse número tem aumentado nas últimas semanas e gera preocupação no Governo do Piauí, que tenta preservar os leitos do estado destinados ao tratamento da Covid-19.

A grande maioria dos casos é oriunda do estado do Maranhão, contudo, há registros de pacientes de Pará, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. O secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, expressa inquietação ao afirmar que metade dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), na cidade de Parnaíba, estão ocupados por pessoas que chegaram de fora do estado.

“Para tentar solucionar esta questão, entramos em contato com Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, que se comprometeu em reforçar os leitos de UTI nas cidades de Chapadinha e Tutoia e, assim, solucionar a questão no norte do Piauí, já que a metade dos leitos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, estão ocupados por pessoas de outros estados”, afirmou o secretário.

Governo do Estado quer preservar os leitos do Piauí para caso de aumento de demanda (Foto: Divulgação / Sesapi)

Além de Parnaíba, os municípios de Teresina Floriano também abrigam pacientes de outros estados. Para solucionar a presença de maranhenses nos leitos de Teresina, foram instalados leitos de UTI no Hospital Alarico Nunes Pacheco, em Timon, e a Sesapi aguarda uma solução para a situação de Floriano, onde o único paciente internado em UTI do Hospital Tibério Nunes é do Maranhão.

Florentino Neto explica que o impasse com pessoas que chagam de outros é justificável, porque “nosso Plano de Contingência foi todo direcionado levando em conta a população do Piauí, por isso que estamos buscando solucionar esta questão”. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias