Segunda, 13 de Julho de 2020 03:12
86 99574-7256
Brasil SUSPEITAS

"Consórcio Nordeste é uma grande caixa preta", avalia deputado Gustavo Neiva

“Não temos nenhuma informação sobre a composição, existência ou não de cargos remunerados.

11/06/2020 15h15
Por: Redação Fonte: PORTALODIA.COM

 deputado Gustavo Neiva (PSB), líder da oposição na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), criticou a atuação Consórcio Nordeste. Em entrevista ao Jornal O Dia, o parlamentar afirmou que o grupo não apresentou nenhuma ação significativa aos estados que o integram e cobrou mais transparência de suas ações.

“Não temos nenhuma informação sobre a composição, existência ou não de cargos remunerados. Não sabemos com quanto cada estado contribui, mensalmente ou anualmente, e quais são as reais ações implementadas em benefício dos estados. Para todos nós o Consórcio Nordeste é uma grande caixa preta”, disse o deputado.

Gustavo avalia a iniciativa, que reúne os governadores da região para tomada de ações conjuntas, mais como um instrumento político e ideológico usado para fazer oposição ao Governo Federal que para um efetivo benefício aos estados. Ele questiona, por exemplo, as ações do grupo relacionadas ao combate da pandemia.

Isso porque o grupo, que criou um Comitê Científico para monitoramento dos índices do novo coronavírus (Covid-19), comprou insumos e cerca de 300 respiradores artificiais usados no tratamento de casos graves doença, mas corre o risco de sofrer um calote de R$ 48,7 milhões do fornecedor contratado.

“O Piauí desembolsou, antecipadamente, quase R$ 5 milhões e até agora não recebeu nenhum dos equipamentos nem o recurso de volta”, 
disparou Neiva, que solicitou informações a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) a respeito desta negociação, mas afirma não ter sido atendido ainda.

Além de Gustavo Neiva, os deputados Henrique Pires (MDB) e Teresa Britto (PV), assinaram o requerimento de uma comissão formada por membros do legislativo do Nordeste, solicitando ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), presidente do Consórcio, todas as documentações acerca desta compra e demais ações do grupo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias