Segunda, 13 de Julho de 2020 01:15
86 99574-7256
Economia Corona Vírus

Wellington Dias decide não flexibilizar novos setores econômicos

“Não vamos flexibilizar novos setores. Dia 22 [próxima segunda-feira] faremos uma nova avaliação”, falou Dias.

15/06/2020 14h42
Por: Redação Fonte: GP1
 Wellington Dias decide não flexibilizar novos setores econômicos

O governador Wellington Dias (PT-PI) realizou uma live no início da tarde desta segunda-feira (15), onde expôs os dados da 6ª nova pesquisa epidemiológica realizada para acompanhar a evolução da covid-19 no Estado. O governador explicou que devido aos dados e a não ampliação da quantidade de leitos de Unidade de Terapia intensiva (UTI), não será possível autorizar a flexibilização de novos setores.

Ele esclareceu que as áreas que já receberam carta branca para reabrir: construção civil, setores da saúde e concessionária de veículos automotores, seguem podendo abrir as portas desde que cumpram os protocolos exigidos para evitar a propagação do coronavírus. “Não vamos flexibilizar novos setores devido aos números e por não termos conseguido ampliar a quantidade de leitos por questões técnicas. Dia 22 [próxima segunda-feira] faremos uma nova avaliação”, falou Dias.

“Não vamos dar novos passos, mas as decisões tomadas antes, serão mantidas. As empresas que cumpriram regramento estão liberadas. Tomamos decisão de não dar passos para trás e não dar passos para frente. Portanto, não adotar novas liberações”, acrescentou o governador. Wellington ainda comemorou o fato de 90% dos piauienses estarem usando máscaras como forma de prevenção da doença. O uso do álcool em gel também foi positivo.

Transmissibilidade

De acordo com a pesquisa do Instituto Amostragem, realizada de 10 a 13 de junho, a taxa de transmissão saiu de 0,9 e aumentou para 1,3, com a estimativa de mais de 134 mil pessoas infectadas. Das 4.003 pessoas testadas em 11 municípios, 164 testaram positivo. Com base na pesquisa, a estimativa é que o Piauí atualmente conte com 134.102 pessoas infectadas. Dessas, cerca de 70 mil são transmissores da doença e 64 mil não estão transmitindo.

O governador enfatizou a importância de que se continue com o isolamento social, o uso de máscaras e do aplicativo monitora Covid-19. “Temos trabalhado de uma forma preventiva em todo estado, com a ampliação de leitos, por exemplo, mas nesse momento precisamos alertar às pessoas que ainda é necessário continuarmos com as medidas de prevenção. Estamos nos aproximando do esgotamento de profissionais e de medicamentos. Esperamos melhorar os índices para que possamos dar novos passos para a flexibilização”, disse o chefe do executivo piauiense.

No último dia 04 de junho, foi divulgada a quinta etapa da amostragem estadual sobre a Covid-19. Os estudos revelaram que a taxa de transmissão da doença havia caído de 1.7 (uma pessoa transmite para quase duas) para 0.9 (uma pessoa transmite para uma).

Leitos de UTI

Wellington Dias ainda falou sobre a quantidade insuficiente de profissionais da saúde para que as metas estabelecidas pelo Estado, como aumento de leitos de UTI, seja possível.

“Havia perspectiva de instalação de novos leitos de UTI. Tivemos aproximadamente 100 novos leitos, mas tem 60 novos que estão para ser instalados essa semana, não foi possível até o ultimo final de semana. Hoje há 62% da capacidade de leitos graves ocupados. Em Teresina acima de 74%, 75%. O que é um alerta forte”, falou o chefe do Palácio de Karnak.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias